Vestibulares: o que são e como se inscrever?


O vestibular é um processo seletivo utilizado por universidades e faculdades para avaliar o conhecimento e as habilidades dos candidatos que desejam ingressar em seus cursos de graduação. Ele funciona como uma espécie de filtro, que permite que as instituições selecionem os alunos que melhor se encaixam em seus perfis e projetos pedagógicos.


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e oferece diversas oportunidades para quem deseja ingressar na faculdade.


A prova do Enem é composta por cinco áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Redação. A nota do Enem é válida por um ano e pode ser utilizada para:


1.;Ingressar em universidades públicas:

2. Obter bolsas de estudo em universidades privadas:

3. Financiar o curso superior:


Links úteis

Site do Inep: https://www.gov.br/inep/pt-br 

Site do Prouni: https://prounialuno.mec.gov.br/ 

Site do Sisu: https://sisualuno.mec.gov.br/#/login 

Curtiu as dicas? 


Todas as semanas vamos trazer atualizações com as principais coisas sobre faculdades, vestibulares, cursos e muito mais coisas do nicho. Para receber um aviso sempre que sair artigo novo, é só entrar no nosso grupo de WhastApp.