#somospacpracaramba

PAC - PROJETO AMIGOS DA COMUNIDADE

Nossa História

Em 2003, um grupo de amigos uniu-se com o propósito de fazer a diferença na vida de crianças em situação de vulnerabilidade, iniciando visitas voluntárias em abrigos e orfanatos. Começaram seu trabalho na instituição CAAV – Sapopemba, localizada na região periférica da Zona Leste de São Paulo, que acolhia crianças soropositivas. O grupo, cada vez mais engajado, cresceu e decidiu formalizar sua atuação na área social, dando origem ao PAC - Projetos Amigos das Crianças, em 18 de outubro de 2006.

Desde sua fundação, o PAC tem oferecido serviços que geram oportunidades de desenvolvimento para famílias, crianças e adolescentes. Atualmente, atuamos na região de Pirituba, onde oferecemos diversos serviços, incluindo o SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), que acolhe 17 crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social ou em situação de rua, abandono e vítimas de violência. Buscamos oferecer um lar amoroso que supre suas necessidades básicas, como saúde, alimentação, educação, lazer e capacitação profissional, criando oportunidades para que exerçam sua cidadania e autonomia com dignidade.

Além disso, temos o CCA (Centro para Crianças e Adolescentes), que atende 120 crianças de 6 a 14 anos e 11 meses. O CCA é um espaço público e gratuito que visa contribuir para o desenvolvimento integral e fortalecimento das potencialidades das crianças e adolescentes, além de fortalecer seus vínculos familiares. No contra turno escolar, as crianças recebem alimentação adequada e participam de oficinas socioeducativas nas áreas de educação, esporte, cultura e tecnologia.

Também temos o SAICA "PAC 2", que acolhe 15 crianças e adolescentes, ampliando nossa atuação na área de acolhimento institucional.

Com o passar dos anos, percebemos a necessidade de ampliar nosso trabalho para incluir as famílias, uma vez que muitas questões relacionadas à vulnerabilidade infantil surgem devido à desestruturação familiar. Surgiu então a oportunidade de oferecer o SASF (Serviço de Assistência Social à Família), um serviço vinculado à prefeitura de São Paulo e ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado na comunidade do Cantagalo, em Pirituba. O SASF acompanha 1000 famílias encaminhadas pelos CRAS, trabalhando para fortalecer os vínculos sociais e a autonomia de pessoas em situação de vulnerabilidade que recebem benefícios governamentais, como o programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para essas famílias, oferecemos atendimento assistencial, orientação pedagógica e psicológica, oficinas, palestras, cursos, visitas domiciliares e encaminhamentos para a rede sócio assistencial.

As ações educativas sempre estiveram presentes por todos os serviços oferecidos, mais em 2018 surgi o POP - Programa de Oficinas do PAC - trata-se de um núcleo de educação que centraliza todas as ações voltadas para educação de crianças, adolescentes e adultos oferecidas em seus diferentes serviços, em especial as famílias atendidas pelo SASF no território do Cantagalo.  São oferecidas oficinas de cultura, através da dança, o "Projeto Bailando na Comunidade" conta hoje com 200 crianças inscritas, além das oficinas de esporte como futebol e basquete que soma 150 crianças, o judô é oferecido em parceria com o Projeto Budô e possui 45 alunos. São oferecidas também aulas de reforço escolar para 100 crianças e adolescentes. Para o público adulto são ofertadas formações como o curso de cabeleireiro e oficinas de culinária com objetivo de proporcionar autonomia através da possibilidade de geração de renda. 

Em março de 2018 iniciou o curso de formação profissionalizante “Jovem com Futuro”, essa formação visa capacitar o jovem da comunidade para que ele consiga uma boa oportunidade para entrar no mercado de trabalho como jovem aprendiz.  Essa trilha de formação  tem duração de 1 ou 2 semestre, dependendo do módulo que aluno acessa o programa.

No ano de 2022, o PAC passou a se chamar PAC - Projeto Amigos da Comunidade, refletindo nossa abrangência e compromisso em atender não apenas crianças e adolescentes, mas toda a comunidade em situação de vulnerabilidade. Acreditamos que todas essas ações e projetos são de extrema importância para despertar a consciência sobre os direitos, a integridade, a saúde e a qualidade de vida dos adultos, jovens e crianças das regiões periféricas. Por meio dos nossos projetos, buscamos facilitar o acesso a oportunidades e promover transformações reais em suas vidas e na vida de todos ao seu redor.