Formação

Para acessar as vagas do Programa Jovem com Futuro, os candidatos, além de atender os pré-requistos, passam por uma avaliação que não possui caráter eliminatório e tem a finalidade de identificar o nível de conhecimento de português e matemática dos alunos.

Além dos requisitos de idade e escolaridade, há uma seleção em duas etapas, sendo a primeira o Festival Integra Jovem, que trata-se de um evento cultural onde é apresentado a proposta do programa, e nesse momento já é possivel fazer a sua matrícula. A segunda etapa acontece na semana de integração (primeira semana de aulas) onde eles participam de um conjunto de atividades, jogos e dinâmicas usadas para avaliar os alunos de forma a entender em qual módulo cada aluno será direcionado. 

O Programa Jovem com Futuro tem um ano de duração, sendo dividido em dois módulos. Há possibilidade de acessar diretamente o módulo 2, dependendo do conhecimento que o aluno já tenha. A carga horária total do programa nos 2 módulos é de 604 horas.

Módulo um

Com carga horária de 192 horas

Esse módulo é destinado àqueles que apresentam necessidades de aprender matemática e português desde o nível básico. Aqui também desenvolvemos as habilidades de comunicação, raciocínio e interpessoalidade.

O projeto final desse módulo é o Memórias da Quebrada. Nossa última edição teve como tema os empreendedores locais, você pode ver como foi aqui.

Módulo dois

Com carga horária de 255  horas

Esse módulo é a conclusão do programa e seu conteúdo e voltado para o mercado de trabalho, além do desenvolvimento de habilidades tecnicas e comportamentais fundamental para ingressar no mercado de trabalho. Após essa etapa os jovens aprovados recebem apoio e indicação da  equipe para entrevistas até conquistar sua oportunidade de trabalho.

Confira abaixo as matérias que são vistas nos dois módulos

💼 Gestão empresarial, 

com a professora Amanda

Nessa matéria, presente apenas no módulo dois, você vai aprender como uma empresa funciona. Aqui você conhece mais sobre as áreas de RH, marketing, TI e muito mais. Além de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais que vão te ajudar no mercado de trabalho.

🧮 Matemática, 

com o professor Guilherme

Aqui você vai revisar o conteúdo de matemática visto na escola de forma simples e fácil de aprender. Essa matéria também apresenta a matemática financeira.

📃 português, 

com a professora Agatha

Nessas aulas você vai aprimorar sua interpretação de texto e rever conteúdos como o uso dos porquês, diferença entre “mas” e “mais” e aprender como elaborar redações argumentativas, que geralmente, são pedidas em processos seletivos.

💻Tecnologia, 

com o professor Yuri

Aqui você aprende como mexer nas ferramentas do Google. Além de também aprender a montar um currículo atraente!

♻️Seja sustentável 4.0, 

com o professor Guilherme e Fabio 

Essa matéria te ensina sobre energias renováveis, programação Arduino e novas tecnologias. Durante as aulas você terá acesso a equipamentos como placa solar, impressora 3D e cortadora a laser!

Você pode conferir a nossa ementa completa, com todos os assuntos dados em cada matéria, abaixo

Cursos de extensão

Durante o curso, nossos alunos também têm a chance de participarem de cursos de extensão que acontecem aos sábados ou à noite e tratam de assuntos em alta no momento, como marketing e tecnologia. Saiba quais são esses cursos aqui!