Seja Sustentável 4.0

O Projeto "Seja Sustentável 4.0" surgiu em 2019 a partir da parceria do PAC com o Iinstituto Favela da Paz. Essa iniciativa tem objetivo de  fácilitar o acesso e a experimentação de novas tecnologias como as energias renovavéis, automações, programação em arduíno, modelagem 3D, corte a laser entre outras.

Em 2021 surgi a iniciativa" Levando luz para quem precisa" onde os alunos como conclusão do módulo fazem uma entrega de um circuito autonomo de baixo custo de energia solar, que é instalado em alguma viela ou casa de moradores das comunidades onde o PAC atua.

Em 2022 começamos a montar o espaço maker chamado LabPAC, quem tem como objetivo se tornar um espaço de referência na experimentação de novas techs como também na produção de produtos digitais e fomento ao empreendedorismo juvenil. 

Esse módulo dentro do Programa Jovem com Futuro é conduzido pelo mestre Fábio Miranda, que além de professor também é músico, empreendedor, palestrante e cofundador do Instituto Favela da Paz

O projeto final dessa matéria é o "Levando luz para quem precisa", onde os alunos usam os conhecimentos do curso para iluminar uma área da comunidade carente de luz. Em 2022 os alunos iluminaram o acesso à Barra do Jacaré usando canos de PVC e garrafas pet. Nós até aparecemos na Globo esse dia!